terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Depressão Económica ou Economia Depressiva?

Depois de ontem ter visto o fim do "Prós e Contras" fiquei a pensar que a confiança dos investidores (pequenos, médios ou grandes) na economia é proporcional á confiança dos eleitores e não-eleitores (de pequeno se torce o pepino) na política. Hoje, em complemento a estas divagações, li este artigo que, embora o assunto não esteja directamente relacionado, foca um aspecto importante da cultura portuguesa.

(...)" Mas ao contrário do que dizem os velhos do Restelo, Portugal, nas últimas décadas, tem marcado pontos no campo da investigação científica, com descobertas reconhecidas internacionalmente, em campos tão diferentes como a genética, o sistema nervoso central ou as bioengenharias, para falar apenas alguns.

Prova disso são a existência, só na Região Norte, dos Institutos de Biologia Molecular (IBMC), Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP), e de Engenharia Biomédica (INEB). Mas ontem foi dado um passo que revela, só por si, visão, inteligência e maturidade, qualidades quase tão raras como as doenças que estes investigadores estudam ao microscópio. Refiro-me á assinatura de um contrato de consórcio entre estes três institutos, que aceitaram ser designados por um único nome, o I3S, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde. Afinal para problemas multifactoriais, só faz sentido soluções multidisciplinares, e os responsáveis destes organismos perceberam que a união faz a força. (...)

Mas o I3S promete mais, promete ser uma razão para que os cérebros portugueses fiquem por cá, que outros nos procurem, e garante criar 'saber' que interessa a empresas que trabalham nestas áreas, e recebem assim um estímulo a estabelecerem-se entre nós. Pela minha parte fico contente se nos deixarmos de nostalgias pelos Descobridores que ficaram na penumbra do sec. XVI e saudarmos os do sec. XXI."

Isabel Stilwell, in 'Destak', 29 de Janeiro de 2008.

Sem comentários: